segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Carta a Um Amigo 1

Hoje gostaria de falar daquele continente, cujo tema, ainda não chegámos a esclarecer e tanto há para dizer acerca do mesmo. Ontem ouvi dizer num programa da National Geographfic, se ouvi bem, que há muitos milhões de anos tivemos no planeta sete continentes; hoje não sei quantos há; devido ao degelo que se está a dar provavelmente criar-se-ão outros continentes; embora seja assim perante a classificação que os homens de saber lhes atribuem, ainda não repararam que há aquele continente que eles próprios transportam; sejamos mais diligentes um pouco na busca de encontrar motivos para que possamos chamar-lhe assim.
Vamos percorrer esse trilho de veredas, ruelas, avenidas e grandes lagos que o mesmo possui; vamos chamar ao que enfeita o exterior os jardins suspensos; quantas variedades, qualidades e formas de crescimento há neste conjunto; tantas, como seres humanos que existem à superfície do planeta; uns mais coloridos, outros mais lisos, outros mais curtos, ainda outros mais compridos e mais invulgares. Do sitio do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva; tirei o seguinte: os pêlos têm 3 funções: isolam do calor ou do frio, protegem a pele quando o animal se desloca no seu meio e formam uma espécie de “radar” (sobretudo os pêlos da cauda e ao longo da coluna, à semelhança dos bigodes); se partirmos em direcção à máquina que bombeia o sangue para todos os circuitos, qual lago que alimenta milhares de rios dando-lhe Vida. Se formos para a parte que diz respeito ao que alimenta o corpo dando origem ao sangue para todo os nosso organismo ali temos outro mapa para nos orientar para uns lugares remotos, cuja importância em todos eles existe, claro, mas ali é mesmo vital o seu mau funcionamento.
Obra do Divino, uma das obras maravilhosas que o Criador nos deixou para usufruirmos de todo um Planeta que tão mal tratado foi que está a ficar cansado, doente e prestes, pois assim não aguentará muitas centenas de anos, a assistir, claro, quem cá estiver, à sua destruição. Continuando a desaparecer as espécies a um ritmo que tem sido observado ultimamente, terão as gerações vindouras motivos para nos culparem por aquilo que lhe legámos. O próprio corpo humano e todas as espécies, ou seja tudo o que existe no planeta virão a sofrer modificações das mais variadas no campo da genética.
O tal continente que acima se refere, tal como os outros geograficamente localizados e uma vez que se estão a deslocar à média de dois centímetros por ano, será o que mais virá a sofrer com todos os desequilíbrios que se vieram a manifestar. E a surdez de uns a ganância de outros e a ambição sem limites, que é apanágio em muitos cérebros, não pára um pouco para escutar a voz dos que estudam o comportamento do meio em que vivemos perante as ameaças diárias que lhes infligem.
Pelo seu comportamento, pelo prazer de viver e não olhando aos meios com que o faz, pela sua atitude perante toda uma Vida que se desejaria saudável, mas que os procedimentos o contradizem, asfixia-se todo um Paraíso que o Criador pôs à nossa disposição para uma Vida cheia de saúde, paz e alegria. Poderemos deixar a citação: por quem os sinos dobram.
Não são os holofotes do palco que te iluminam mas sim a Luz que tens de procurar dentro de Ti; ou caminharás para o abismo.
Jotabea

Sem comentários: