terça-feira, 28 de outubro de 2008

Carta a Um Amigo 3

Hoje é o dia da Mãe. Hoje é o dia do Pai. Hoje é o de d.... Como se os dias não fossem todos, de todos nós. Se cada dia é um novo dia e todos devemos partilhar a alegria de viver mais uns momentos que nos foram dados, principalmente junto de quem amamos, porque rotulam os dias, atribuindo-os a alguém que nem sequer foi consultado para tal.
Ao assinalarem um dia para Mãe ou Pai, estão a tirar a grandeza que diariamente deve estar presente em nossos corações, por termos a felicidade, de vivermos juntos de quem num acto de Amor nos gerou.
Não será necessário cada momento que passamos junto dos nossos progenitores, vivê-lo, festejá-lo e fazer desses momentos únicos, porque o são, momentos de amor junto de quem nos deu a vida?
Não foram umas quantas semanas que carregaram connosco no seu ventre para nos trazer ao mundo, dando-nos Vida; quantas vezes com sacrifícios tais, que só elas tiveram o privilégio, sim privilégio, de suportar; quantas dores tiveram ao longo do nosso crescimento, dentro do seu ventre.
Qual Árvore que dá seus frutos, assim a Mulher, é também uma Árvore de Vida; Quantas não tiveram de pagar com a própria Vida para que o milagre da vida se repetisse? Quantas não ficam com cicatrizes psíquicas ou físicas para toda a vida? Quantas noites sem dormir para que aquela criança, continuasse seu ritmo de crescimento, desconhecendo que alguém que a gerou lhe dá toda a Protecção e Amor?
Porque festejam o dia da Mãe, do Pai ou d...
Não será um negócio a nível mundial que se aproveita, usando o nome daqueles que nos são mais queridos, para nos cativar a despender por vezes o que faz falta para outras, essas sim, necessidades prementes? Quantos biliões são gastos, naqueles dias, geralmente no mais supérfluo para o nosso dia-a-dia, e vão engordar a conta dos proprietários das grandes cadeias comerciais.
Porque não criar um dia em que seja decretado em todo o Mundo o fim da violência; seja doméstica, seja entre tribos ou entre nações. Porque não fazer com aquele dia se repetisse ao longo de 365 ou 366 dias. Ah! As armas, os canhões, todo o belicismo existente, precisam de ser vendidos nem que seja a um País inimigo.
Porque nem todos podem ascender a ser ascetas, e porque já há poucas condições para que a prática de tal, possa ser cultivada; vivemos, sendo usados pelos mais diversos processos, e não avistamos a luz ao fundo do túnel, capaz de parar a máquina depradadora de todas as culturas; à qual chamam de progresso.
Porque hoje é dia de escrever a um Amigo; hoje sim, vou festejá-lo, endereçando toda a amizade que uma carta, cujas palavras de gratidão possa transportar, estreite os laços de Amizade que nos unem.
Meu Deus obrigado pelas janelas divinas que me deste, para ver e apreciar o divino que me rodeia e do qual faço parte.

Sem comentários: